quinta-feira, 26 de maio de 2011

A capoeira



Ao desenvolver este tema convidamos um mestre de capoeira para falar um pouco dessas artes maciais que foi mascarada em forma de ginga e dança para esconder a verdadeira intenção, isso e, porque os senhores dos engenhos, e os cafeicultores não aceitava nenhum tipo de defesa que pudesse rebelar aquele povo tão submisso.
O mestre Cunca e seus integrantes realizarão uma palestra que retrataram um pouco daquilo que foi o verdadeiro motivo para o surgimento deste meio de defesa que ate nos dias atuais a capoeira e normalmente praticada como um esporte ou simplesmente folclore para preservar as tradições.


Houve uma mistura de varias outras artes e se tornando uma miscigenação, mas não deixando a verdadeira essência de vitoria que os afro-brasileiros conquistaram ao achar esta alternativa para sobreviver num tempo de extremas opressões por parte da elite.
Para concluir reconhecermos que este povo tão cheio de conhecimentos tem a nos oferecer que fazemos parte dessa cultura que e tão rica e que fazem parte da nossa cultura também e que somos um pouco de todos os povos.
E que temos que mostrar aos nossos alunos á verdadeira historia que constitui a rica cultura afro brasileira.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

AFRICA



Pensando nisso desenvolvemos atividade que se retrata e promoveis aprendizagens significativas, e funcionais possíveis, que tenham sentido e desencadeiam uma atividade favorável entre os distintos conteúdos que constituam estruturas de conhecimento, por um lado. Por lado, facilitamos a compreensão da realidade apresentada e sua diversidade cultural que o continente africano nos oferece tanto no modo de vestir, comidas típicas, animais selvagem, safári na África foi um titulo que nós fez imaginar uma viagem no mundo animal e sua imensa diversidade e grandeza.
Ofereceram recortes, com imagens de animais pessoas descendentes, roupas típicas, dança entre outras. Colocamos as mesmas e tivemos uma conversa informal.
Iniciamos a aula com uma exposição verbal das imagens sobre a preservação dos animais selvagem existentes no Continente Africano, diversas situações de degradação do meio ambiente pela ação do homem pelas dimensões econômicas e sociais que eles vivem, os alunos ouvem e admiram os animais ali expostos e colam os mesmos no cartaz.